terça-feira, 27 de julho de 2010

Cuidado, Ruiva na Area.


Hmmm, eu disse que ia falar sobre ela.
Ok, vamos lá então.

Sobre Karen Elson o que dizer?
Que é inglesa, claro. Que é/foi modelo, não uma modelo qualquer, mas sim uma das caras da Yves Saint Laurent, por exemplo. (Esta foto é de uma campanha da Louis Vuitton, só para que não hajam erros.)

Mais coisas?
Karen Elson é casada com Jack White. Sim, o próprio. Aquele senhor que só faz parte dos White Stripes, dos The Racounters e dos Dead Weather, sendo que agpora também anda a tocar Blues a solo. Desengane se quem pensar que ele a trocou por Alisson Mosshart. Aquilo dos Dead Weather é só uma belissima parceria musical. (Sou mega fã da Alisson. Que para além disso está no meu fundo de ecrã aqui do estaminé.Um dia havemos de falar sobre isso. A seu tempo.)
Para além disso Karen Elson herself faz parte de um belissimo projecto musical chamado The Citizens Band.


Mas de facto não era sobre isto que eu vinha aqui falar.
Que quem quiser saber quem é a Karen pode ir a Wikipédia que de certeza fica melhor informado. E isto ainda não é o allmusicguide.
Vamos lá de novo então. Karen Elson lançou um projecto a solo. Um cd muito bom chamado The Ghost Who Walks. E é sobre este cd que eu vou falar.

Sobre o cd então o que posso eu dizer?
Que é uma magnifica colectanea de historias de amor, desamor, romantismo falhado, e crimes passionais cometidos sobre a lua cheia? Podia dizer isto mas parecia quase um anuncio da amazon para comprarem cds. Pfffff.
Pois, aqui o que se passa é que sim, estamos perante um cd muito bom, com muitas guitarras, um bocadinho country, a lembrar CLARO o Jack e os seus trabalhos. Tem qualquer coisa de blues que eu gosto, mas é claramente um trabalho consistente e que nos agarra ao fim da primeira musica. E logo eu que ando meia dura de ouvido.
Sim, podemos falar aqui da colaboração de Jackson Smith nas guitarras, de Rachelle Garniez nos acordions e de Jack White na bateria, claro. Mas isso não é a razão pela qual eu fiquei fascinada com este cd. O que se passa aqui é que se sente uma franqueza naquilo que é escrito e tocado que me agarrou. Uma franqueza onde ninguem pretende ser a Susan Boyle e fazer de conta que se canta como um rouxinol para o juri dos idolos (não que ela não cante bem, entenda-se, sim ela canta bem!!!!!) e um instrumental poderoso onde tudo é o que é, e nada é pretencioso.
O meu destaque vai, claramente para a musica Pretty Babies, não só pelo magnifico video que o Jack ajudou a fazer, para Mouths to Feed e para a excelente The Truth is The Dirt.

Karen Elson live at Third Man Records from Karen Elson on Vimeo.


http://www.karenelson.com/
http://www.myspace.com/karenelsonmusic

Sem comentários:

Enviar um comentário